Muita gente se espanta com algo que vem acontecendo no cenário político, ou seja, ao mesmo tempo que cresce o pessimismo do brasileiro com a economia a Dilma se mantém razoavelmente como favorita para as eleições. Nesse quadro muitos passam a desacreditar em pesquisas etc. O que explica isso? Ora, simplesmente AINDA NÃO CHEGOU A HORA DO ELEITOR DECIDIR-SE.
Apesar do pessimismo ser crescente o debate eleitoral ainda não chegou às ruas (talvez no facebook e alguns círculos mais restritos sim, mas nas ruas não!). Então, é absolutamente natural que o eleitor se comporte de forma conservadora, ou seja, diz que vai votar em que está no governo, em quem conhece mais, em quem, enfim, tem maior lembrança. À medida que o debate eleitoral for chegando às ruas, o eleitor começará a pensar mais seriamente em sua escolha e aí muita coisa pode mudar. "Poder mudar" não significa "mudar". Isso vai depender da capacidade do governo em blindar-se contra as críticas e da capacidade da oposição em colocar-se como alternativa.
Mas, até lá tem muita coisa pra acontecer. Ainda é cedo pra mudanças significativas nas pesquisas eleitorais. É muito comum que, só após a entrada da TV (programa eleitoral) em cena, que o eleitor comece a pensar mesmo em quem vai votar. Por enquanto a "briga" entre governo e oposição é por espaço na mídia e na cabeça do eleitor!!! E isso é muito importante, muito mesmo!!!
(José Henrique P. e Silva)
Nenhum comentário:
Postar um comentário