sexta-feira, 9 de maio de 2014

Copa do mundo: legados e jeitinhos!

Texto do Jamil Chade mostra os alertas que a Fifa faz aos torcedores estrangeiros sobre as dificuldades de infra-estrutura para a Copa. Deixando ufanismos de lado, é claro que os alertas fazem sentido pois o Brasil é mesmo um país complicado em termos de locomoção, estadia e segurança. Nada que não se resolva, desde que não seja com o "jeitinho" é claro! 

Ele diz, por exemplo, que veio de Lula a "sugestão" para se ter não 8 mas 12 sedes, e que a seleção brasileira deveria jogar em vários locais (forçando mais e mais deslocamentos de todos os times). Qual o objetivo disto? Precisava mesmo? O pior é que muita gente já alertava sobre isto, mas o governo insistia que iria haver o tal "legado" da Copa em cada cidade. Enfim, depois a gente vê o que vai sobrar mesmo em termos de "legado"!

O fato é que, para a Fifa, a Copa no Brasil vai servir para uma mudança de paradigma. Ou seja, vão começar a exigir maiores compromissos por parte dos países que se candidatam a sediar o evento. Agora, o cômico é a Fifa acreditar que estas "garantias" viriam do Poder Legislativo. Eles não imaginam o quanto o Legislativo, por aqui, só anda a reboque do Poder Executivo!

E não adianta dizer que a Fifa é "isso ou aquilo"...ela é mesmo. Mas, o fato é que o país assumiu um compromisso internacional e não tá dando conta do recado...mas no final, o "jeitinho" prevalece e os turistas vão tomar uma caipirinha numa roda de samba...pior pra quem mora aqui e vai pagar a conta da brincadeira!!!

(José Henrique P. e Silva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário